domingo, 19 de junho de 2011

Dor de cabeça causada pelos Bancos aos seus clientes, Fique de olho na sua conta!

Débitos não autorizados continuam na liderança das queixas contra bancos

SÃO PAULO – Débitos não autorizados continuam liderando o ranking de reclamações contra os bancos. Em maio, de 1.172 reclamações procedentes contra todos os bancos do País, 251 eram sobre essa operação, que representou 21,41% do total.

Do total referente a esse tipo de reclamação, 103 foram contra o Santander, 53 contra o Banco do Brasil, 39 contra o Itaú, 26 contra a Caixa Econômica Federal e 21 contra o Bradesco. No mês, ainda foram registradas duas queixas contra o Banco de Brasília, Citibank, Mercantil do Brasil e HSBC e uma contra o Safra.

Em abril, débitos não autorizados também estavam em primeiro lugar do ranking, com 140 queixas, 17,61% do total de 795 reclamações procedentes contra todos os bancos daquele mês.

Outras reclamações
Já a reclamação com o segundo maior número de incidência foi a que se refere à cobrança irregular de tarifas por serviços não contratados, com 166 ocorrências – ou 14,16% do total.

Neste caso, as instituições que mais tiveram reclamações desse tipo foram Banco do Brasil, com 127 reclamações; Bradesco, com 17 queixas; Santander, com 8 reclamações; Caixa Econômica Federal e Itaú, com 6 reclamações cada um. Citibank e HSBC ficaram empatadas com uma reclamação procedente sobre cobrança irregular de tarifas.

Em terceiro, com 118 reclamações, ficaram as queixas sobre a Circular 3289, que trata do descumprimento de prazo. Elas representaram 10,07% do total. Na tabela abaixo é possível verificar as dez principais reclamações de maio:

21,4%----Conta - débitos não autorizados
14,16%---Tarifas - Cobrança irregular - Serviços não contratados
10,07%---Circular 3289 - Descumprimento de Prazo
  7,93%--Circular 3289 - Esclarecimentos incompletos / incorretos
  6,65%--Segurança dos meios alternativos - Operações não reconhecidas
  4,86%--Concessão de crédito sem título adequado/Ausência de documento
  4,60%--Tarifas - Cobrança irregular - Serviços diferenciados
  2,81%--Segurança dos meios alternativos - Saques / depósitos divergentes
  2,73%--Cheque - Devolução
  2,04%--Liquidação antecipada - Cálculo do Valor presente - Crédito consignado

Bancos com mais de um milhão de clientes
De acordo com o levantamento, somente o número de reclamações contra os bancos com mais de um milhão de clientes alcançou 928 casos no mês passado. O número, frente a abril, é quase 53% maior, uma vez que naquele mês foram 607 queixas procedentes contra estas instituições. Na comparação com maio de 2010, a alta foi de 23%.

Fonte:Site Uol Notícias – InfoMoney, 17/07/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário